terça-feira, 6 de maio de 2008

FREUD Explica?


Não me lembro quando ... mas há um bom tempo peguei a mania (boa, ruim, esquisita?) de achar que aqui em casa existe apenas um cômodo: Meu quarto. Raramente alguém me encontrará na sala assistindo televisão, até porque não tenho paciência!
Minhas tardes se resumem a me trancar no quarto, ligar o som, estudar alguma coisa ou dormir a tarde inteira. Será que essa mania de ficar trancafiada expressa um desejo inconsciente de morar sozinha? Sei lá, no meu quarto me sinto sozinha em casa. Posso arrumar meu guarda roupa do jeito que eu quero, deixar a cama desarrumada (mesmo que isso acarrete reclamações o dia inteiro) e até mesmo ligar o som de vez em quando e dançar feito louca, ninguem tá vendo mesmo! E isso é otimo! Eu adoro! Se pudesse, construiria uma cozinha dentro dele ... Assim, não precisaria ouvir: "Tu só sai do quarto pra comer, né"?
Será que Freud explica? Será que é normal? Se não for... não vai mudar muita coisa! Ser normal pode ser chato demais. Bom, Freud pode ate não explicar. Mas, hoje, quando eu estava no meu quarto (pra variar) lendo um livro indicado pela professora de psicologia, me deparei com isso:

" Quando se nega a passagem do tempo, pode-se conservar a criança dentro do adolescente como um objeto morto-vivo. Isto está relacionado com o sentimento de solidão tão típico dos adolescentes, que apresentam esses períodos em que se encerram em seus quartos, isolam-se e retraem-se (...) A verdadeira capacidade de estar só é um sinal de maturidade que somente se consegue depois destas experiências de solidão, às vezs angustiantes, na adolescência. "
(A. Aberastury; M. Knobel)

OH Céus! Depois dessa, acabo de descobrir que ( apesar dos meus 21 anos) ainda estou com um pezinho na adolescência. O.o
Por: Suyanne

3 comentários:

Tea Novaes disse...

cof-cof,
gostei da parte da adolescente, disso não discordoo =)
huahuahauhauahuahuahua!

você sabia que ficar trancada dentro do quarto dificulta a relação com sua irmãzinha?
:*

Lilian Santana disse...

Oxe Teaaa e vcs tem alguma relação???
hauhauuahuahahuhauauh!!!
Aii Suy continua do mesmo jeitinho de quando morava aqui é?
Humm...um pouco mais inteligente só!!
hauahuhauhhuah!!
Olha lá no meu blog de novo que coloquei o link do blog do menino q fez o texto!
Perfeito né??
Mais lindo ainda é o utopia anti utopica!
Olha!!!

Beijãooo!!

Anônimo disse...

Suy ...

Lembrei lá de casa, naquela rua com nome de deputado. Eu, quase sempre tranquifiada no meu quarto e nos meus sonhos juvenis ... Meu pai se indagando mau-humorado: o que essa menina tanto faz lá dentro?

Pois hoje respondo ao senhor o que tanto fazia na minha Pasárgada (tenho até hoje essa mania maluca de nomear as coisas inanimadas)!

Bem ... Suspirei pelo garoto mais bonito da escola, descobri quanto tesão a leitura proporciona, fiz planos maquiávelicos para acabar com a senhora sua esposa (minha madrasta), e principalmente, desejei ser passarinho, criar asas e voar pra bem longe!

Tou prestes a fazer 22 + 1, mas continuo trancanda no meu quarto, no meu mundo feito menina sonhadora ... Esperando não sei o quê, cultivando caraminholas na cabeça, ouvindo música, rindo, chorando, amando ...

É o lugar que estou agora, e por isso, é o melhor lugar do mundo!



Adorei o texto, Suy!
Trouxe-me ótimas lembranças.
Bjuuu
=D